Alimentação X Saúde Bucal



A mudança de hábitos alimentares juntamente com a higiene bucal correta é fundamental para não ser ter cárie ou doenças gengivais.
A globalização e a influencia da publicidade tem nos estimulado a uma alimentação errada. Os brasileiros foram ao longo dos anos substituindo o consumo de alimentos ricos em fibras e nutrientes pelos alimentos industrializados, ricos em gorduras e carboidratos, que por sua vez, fermentam e facilitam a proliferação das bactérias favorecendo a formação da placa bacteriana.
Certos tipos de alimentos têm deixado à alimentação mais pastosa e grudenta, o que exige cada vez menos da mastigação - processo importante para triturar e misturar os alimentos - reduzindo a salivação, principal mecanismo natural de limpeza da boca. Na saliva contém enzimas digestivas e substâncias que reequilibram o pH da boca.
Dessa forma, entende-se que além de uma boa higiene bucal precisa-se de fornecer ao corpo alimentos que auxiliará tanto na reserva energética, nutrindo e fortificando, quanto na prevenção de doenças. Assim, a saúde bucal possivelmente será completa.




Breve esclarecimento sobre placa bacteriana:


O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma película aderente e transparente constituída por bactérias e seus produtos, se formado constantemente sobre os dentes e gengivas. 
É a principal causa da cárie dentária e de doenças periodontais que podem levar a perda dos dentes. Inicialmente está película assume uma consistência mole, e se não for removida nesta fase ela endurece tendo a formação de tártaros. Assim, é necessário um conjunto de procedimentos clínicos para a remoção.
Para que não haja transtornos futuros deve-se:
- escovar bem os dentes, após as refeições ou no mínimo três vezes ao dia;
- usar fio denta;
- consumir cada vez menos alimentos com muito açúcar;
- ir regulamente ao dentista.